Acupuntura

Técnica milenar chinesa que atua na prevenção de doenças, analgesia significativa de dores, controle de inflamações, infecções, relaxamento de tensões, auxílio na solução para doenças psicossomáticas.

Aliviando dores, prevenindo doenças, equilibrando corpo e mente, resultando em melhora significativa da qualidade de vida. O que é acupuntura?

A acupuntura é um dos muitos elementos que compõem a Medicina Tradicional chinesa (MTC), prática datada em mais de 4500 anos. Utiliza-se também de práticas como a moxabustão ( Artemísia em cones ou bastão), ventosa terapia, auriculoterapia, Eletroacupuntura, sangrias, entre outras técnicas milenares, promovendo a saúde física, psíquica e espiritual do indivíduo.

Para a MTC o mental e o físico têm origem na mesma essência, corpo e mente são unos, inseparáveis, um só, por isso a ação da acupuntura, no corpo físico, reflete-se inevitavelmente no estado psíquico.

A acupuntura baseia-se no princípio de que o homem deve estar em harmonia com as forças primordiais da natureza, que os chineses chamam de Yin e Yang (dois princípios opostos e complementares que compõem todo o universo), sendo que essa harmonia gera um equilíbrio que pode ser traduzido como saúde, e, por sua vez, o desequilíbrio, como doença. O princípio básico da acupuntura sustenta que o equilíbrio é mantido no corpo humano por meio do fluxo suave de uma energia denominada pelos chineses Qi (lê-se “Ti”) bem como pelo fluxo, também suave, pelo corpo, do sangue, denominado pelos chineses como Xue. Problemas ambientais, alimentares, emocionais ou espirituais podem causar algum tipo de alteração na circulação do Qi e do Xue no organismo, originando assim algum tipo de disfunção ou patologia. A partir do momento em que alguma patologia esteja instalada no organismo, uma das formas de eliminá-la ou de minimizá-la seria a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, que tem a propriedade de restabelecer esse fluxo suave, ou seja, pela prática da acupuntura.

A Acupuntura é a inserção de agulhas em acupontos na superfície da pele. As agulhas de acupuntura não contêm nenhum medicamento, sua ação terapêutica é resultado dos estímulos que seguem pelos nervos periféricos até o Sistema Nervoso Central (medula espinhal e cérebro) e liberam a produção de substâncias opióides pelo próprio organismo. Tem ação preventiva, pois trata as desarmonias energéticas e mantém o equilíbrio fisiológico do organismo. Em geral a acupuntura não dói, mas isso é individual, depende da sensibilidade de cada pessoa. As agulhas de acupuntura são muito finas, possuem calibre 0,2mm enquanto que uma agulha de injeção tem 0,8mm o que lhe dá uma superfície 16 vezes maior. Alguns pacientes podem sentir um “choquinho”, uma pressão leve, um formigamento, peso no momento da inserção.

A acupuntura é amplamente usada em hospitais e clínicas na China, Japão, Coréia, França, Alemanha, Itália, Inglaterra e outros países europeus e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já a aprovou como terapia para saúde e reconheceu sua eficácia no tratamento de enfermidades. No Brasil, cada vez mais cresce sua procura, pois as pessoas estão procurando um sistema preventivo e amplo de saúde, livrando-se do uso de tantos medicamentos, se utilizando de uma terapia sem efeitos colaterais.

Benefícios

  • Técnica que trabalha com o benefício da analgesia. utilizada para o alívio da dor e inflamação, com aumento da circulação sanguínea.
  • Pode ser utilizada em qualquer época da vida, desde que se tenha cuidados específicos com cada idade.
  • É um método preventivo de doenças mantendo a saúde. Mais do que nunca se fala em prevenção e a Acupuntura ajuda a perceber como o organismo reage frente as adversidades que podem nos adoecer e desperta uma consciência corporal e mental.
  • A ansiedade, depressão e estresse crescentes nos dias atuais podem ser naturalmente tratados, proporcionando ao sistema nervoso o equilíbrio de energia e de hormônios liberados para a solução do problema.

Indicações da Acupuntura

  • Dores em geral: dor crônica, enxaquecas, cefaleia tensional, fibromialgia, síndromes dolorosas como cervicalgias, lombalgias, ciatalgias, ombralgias, dores joelhos, quadris, síndrome túnel do carpo, síndrome dolorosa miofacial, artrite reumatoide, esporão de calcâneo, fascite plantar, bursite, tendinite, edemas, torsões.
  • Relaxamento muscular.
  • Problemas do sistema respiratório, tosse, rinite, sinusite, bronquite, asma, gripes e resfriados.
  • Disfunções digestivas, desconfortos abdominais, náuseas, vômitos, disfunções urinárias, problemas circulatórios, edemas.
  • Ansiedade, alívio de estresse crônico, sintomas depressivos, insônia, obesidade, tabagismo, falta de memória.
  • Menstruação irregular, TPM, alivia sintomas do climatério, cólicas mestruais.
  • Vertigens, zumbidos, sequelas de AVC.


Resumindo a ampla abordagem das técnicas de tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa, elas atuam aliviando dores, prevenindo doenças, equilibrando corpo e mente, resultando em melhora significativa da qualidade de vida.

Fale Conosco

Contato Direto

  • E-mail: contato@vitaoacupuntura.com.br
  • Telefones: (51) 98494.9491 / 99373.8453
  • Endereço: Av. Senador Tarso Dutra, 565 sala 512 - Porto Alegre-RS