Blog

Maior entendimento sobre o que a Acupuntura trata e suas técnicas, no blog!

Tratando a hipertensão com a Acupuntura

20 ago 2020

A pressão alta

O aumento da pressão arterial ou a popularmente chamada “pressão alta” traz consequências em diversos órgãos e é capaz de gerar doenças. Pode trazer como consequências derrame cerebral (AVC), demência, cegueira, insuficiência cardíaca, entre tantos outros porque ela ataca o cérebro, os olhos, o coração, os rins e as artérias em geral. A origem da hipertensão é multifatorial, ou seja, há muitas coisas que podem causá-la, alguns exemplos são hereditariedade (passar de mãe/pai para filho), obesidade, estresse excessivo e consumo em excesso de sal nas comidas.

Na visão da medicina oriental são dois fatores que podem gerar a alteração da pressão: o Fogo do Fígado e a deficiência do Yin do Rim. No primeiro caso, o Fogo do Fígado – que é gerado pela irritabilidade, pelo estresse, pela raiva e pela ansiedade nutridos por vários anos – leva calor (Fogo) ao coração que, por fim, gera a alteração na pressão sistólica, aquela em que o número 12 sobe.

O Rim, elemento água, tem como função no nosso corpo de esfriar o coração e a mente. Quando se leva uma vida muito agitada e desregrada, ocorre o desgaste da energia Yin do Rim, o Fogo gerado vai consumir a água, o reservatório de energia Yin de Rim, assim ele fica impedido de completar sua função com êxito. Nesse caso, é afetada a pressão diastólica, na qual o número 8 sobe.

Mas o que a Acupuntura pode fazer para ajudar nessa situação?

A MTC no tratamento da hipertensão

A Medicina Tradicional Chinesa faz uma estratégia complementar ao tratamento médico alopático. Estudos científicos comprovam que a Acupuntura ajuda e muito nesta doença. A pesquisa “Randomized Trial of Acupuncture To Lower Blood Pressure” desenvolvida na Alemanha e publicada pela Associação Americana do Coração chegou a conclusão de que a Acupuntura apresenta um efeito muito positivo na regulagem da pressão tanto sistólica quanto diastólica.

A Acupuntura tratará esses desequilíbrios com indicações pela dietética chinesa, dando dicas sobre mudanças de hábito de vida e sessões de Acupuntura para eliminar o calor no Sangue e do Coração e tonificar Yin do Rim, conforme o desequilíbrio que for detectado.

A ansiedade, uma das principais causas de hipertensão, e o excesso de atividade cognitiva, são desequilíbrios a serem tratados principalmente com agulhamento, utilização de chás como camomila, indicação de atividades físicas adequadas e uma alimentação com a retirada de óleos hidrogenados, café e sal, principalmente.

Atenção! É importante lembrar que a Acupuntura é um complemento! Os portadores de hipertensão devem continuar o acompanhamento com o cardiologista e ter o tratamento contínuo, não devendo ser interrompido, as sessões de Acupuntura servirão para ajudar e complementar esse primeiro tratamento, com a possibilidade de reduzir o consumo de medicações.

Fotos retiradas de: ‘https://br.freepik.com/fotos/fundo‘ (fundo foto criado por freepik – br.freepik.com) e ‘https://br.freepik.com/fotos/medico‘ (médico foto criado por wavebreakmedia_micro – br.freepik.com)

Voltar

Fale Conosco

Contato Direto

  • E-mail: contato@vitaoacupuntura.com.br
  • Telefones: (51) 98494.9491 / 99373.8453
  • Endereço: Av. Senador Tarso Dutra, 565 sala 512 - Porto Alegre-RS