Blog

Maior entendimento sobre o que a Acupuntura trata e suas técnicas, no blog!

Síndrome de Bi

05 jun 2020

Dores agudas e fixas, dor migratória e sensação dolorosa nos membros e sensação de peso nas articulações, dores que melhoram com aplicação de calor. Membros e articulações dolorosos, sensação de queimação local com rubor e edema… Como a medicina chinesa explica tais sintomas?

Na MTC é tratado como Síndrome de Bi, a qual é caracterizada por obstrução de Qi e Sangue nos meridianos de energia  devido invasão de frio, de vento, umidade ou calor patogênico. Manifesta-se como sensibilidade dolorosa, dor, dormência e sensação de peso nos membros, músculos, tendões, articulações ou ossos, inflamação das articulações e limitação da mobilidade. Com sintomas similares aos da Síndrome de Bi, sob a óptica da medicina ocidental, podemos olhar também para febre reumática, artrite reumatóide, gota e a fibromialgia.

O terapeuta Acupunturista avaliará qual tipo de síndrome está instalada, a partir das queixas relatadas pelo paciente.

Tipos:

  • Bi Migratório – dor que migra e sensação dolorosa nos membros, articulações e músculos, limitação dos movimentos articulares. É ocasionada predominantemente por invasão de vento patogênico frio.
  • Bi Doloroso – dor aguda e fixa nas articulações, aliviada pelo calor e agravada pelo frio, mas sem rubor e calor, e limitação dos movimentos articulares.
  • Bi Fixo – dor fixa e sensibilidade dolorosa, sensação de peso nos membros e nas articulações, agravadas em tempo nublado ou chuvoso. Pode ocorrer dormência de músculos e pele.
  • Bi Calor – membros e articulações dolorosos, sensação de queimação local com rubor e edema, dor exacerbada ao toque e aliviada pelo frio.

O tratamento será realizado através de agulhamento  combinado, sempre que necessário, com auriculoterapia, ventosaterapia, moxabustão ou sangria. Para:

  • Bi  Migratória –  eliminar o vento e regularizar a circulação de Qi e Sangue (Xue), dissipar o frio e resolver umidade.
  • Bi Doloroso – eliminar o frio aquecendo os meridianos, dissipar o vento, resolver umidade.
  • Bi Fixo – resolver a umidade e ativar a circulação de sangue nos canais e colaterais, eliminar o frio e dissipar o vento
  • Bi Calor – eliminar o calor e resolver umidade, dissipar o vento e regularizar a circulação de Xue ( sangue)

Orientações quanto a mudanças de alimentação formadoras de umidade e inflamações, proteção em locais frios e úmidos, e atividades físicas farão parte dos tratamentos. Fonte: “Tratado Contemporâneo de Acupuntura e Moxibustão” traduzido por Hong Jin Pai e editado por Liu  Gong Wang

Voltar

Fale Conosco

Contato Direto

  • E-mail: contato@vitaoacupuntura.com.br
  • Telefones: (51) 98494.9491 / 99373.8453
  • Endereço: Av. Senador Tarso Dutra, 565 sala 512 - Porto Alegre-RS