Blog

Maior entendimento sobre o que a Acupuntura trata e suas técnicas, no blog!

Climatério/menopausa na Medicina Tradicional Chinesa – sintomas e tratamento com terapias chinesas

05 jun 2020

Ao longo da vida consumimos a energia Yin do Rim por trabalho excessivo –  sem repouso adequado (a mulher então, é a mais afetada, devido às jornadas duplas), falta ou excesso de atividade física, estresse emocional, excesso de atividade sexual, má alimentação (alimentos gordurosos, laticínios, açúcares e farinhas brancas) e falta de atenção às refeições, como comer em horários inadequados, comer durante reuniões e comer de pé. Entra em declínio também, com o passar dos anos, nossa energia ancestral (energia Yin do Rim que recebemos ao nascer)

O fogacho da menopausa é conhecido como falso calor, calor gerado por essa deficiência. A mulher começa a ter sintomas (principalmente à noite) como sudorese, calor nos cinco palmos (palma das mãos, dos pés e do tórax), insônia, ansiedade e irritabilidade. Todos sintomas originários do calor gerado pelo consumo da energia fria do Rim ao longo da vida, que se intensificam durante o climatério.

Na medicina alopática o climatério é tratado diferente da menopausa, na MTC os sintomas são considerados os mesmos e o tratamento coincidirá.

Para tratar essa deficiência a paciente receberá sessões de acupuntura (agulhamento) com o objetivo de tonificar e recuperar a função dos órgãos afetados como o Rim e o Fígado. Serão sugeridos ajustes na alimentação, fitoterápicos específicos, chás terapêuticos (por exemplo, folha de amora, para refrescar calor). Chá de gergelim preto que nutre Yin do Rim.

Auriculoterapia e  exercícios físicos adequados. Fontes: O segredo dos mestres – Dr. Liu

Voltar

Fale Conosco

Contato Direto

  • E-mail: contato@vitaoacupuntura.com.br
  • Telefones: (51) 98494.9491 / 99373.8453
  • Endereço: Av. Senador Tarso Dutra, 565 sala 512 - Porto Alegre-RS